Você já viu um bom produto, totalmente funcional, fracassar porque o usuário acha que ele “mais atrapalha do que ajuda”?
Não, isso não é história de vendedor. Vou dar uma dica. Atualmente, uma franquia de chocolates simplesmente prefere tirar o pedido dos clientes em papel do que usar o sistema do PDV da loja!
Quando apresentamos o trabalho de ergonomia e usabilidade, nossa equipe comercial ouve de alguns clientes “Não acredito nesse tipo de trabalho. Meu sistema está perfeito!”, e de outros, “Quero investir em usabilidade, mas não sei por onde começar...”.
Hoje, vamos compartilhar nossa visão para esse tipo de trabalho.
Usabilidade x Ergonomia
O primeiro passo que damos é deixar claro qual é o campo da ergonomia e qual é o campo da usabilidade.
A usabilidade ocupa-se da interação do usuário com a interface através de apresentações (painés de informações, dados, controles, comandos e mensagens) e estruturas de diálogo (o que interliga as entradas dos usuários com as apresentações de novos painéis).
Ou seja, é o casamento entre a inteface do sistema, o usuário que a opera, a tarefa a ser realizada e o ambiente de operação.
Já a ergonomia trabalha a adaptação de um dispositivo ao seu operador e à tarefa realizada.
Para se construir interfaces ergonômicas e que proporcionem usabilidade, os profissionais envolvidos utilizam técnicas e conceitos para organizar os diferentes elementos gráficos de forma a facilitar a percepção, o racioncínio, a memorização e a tomada de decisão.
O que é problema de Ergonomia?
O problema de ergonomia é identificado quando um aspecto da interface está em desacordo com as características dos usuários, por exemplo:
- Aspecto inadequado na interface;
- Recomendação ou critério ergonômico sendo desrespeitado;
Faça um teste você mesmo, olhe para uma interface do seu sistema e pergunte:
- Os rótulos dos campos contêm um elemento específico, por exemplo ":", como convite às entradas de dados?
- Nos agrupamentos de dados , os itens estão organizados espacialmente segundo um critério lógico?
- Os títulos das páginas de menu são explicativos, refletindo a natureza da escolha a ser feita?
O que é problema de Usabilidade?
Já o problema de usabilidade é observado em determinadas circuntâncias, quando uma característica do sistema interativo (problema de ergonomia) compromete a produtividade, a qualidade da tarefa ou (no pior caso) inviabiliza sua realização e é descrito a partir:
- Do contexto de operação onde o problema pode ser observado;
- Algum aspecto inadequado na interface (problema de usabilidade);
- Frequência com que o problema/contexto se manifesta;
O que faço? Inspeção de ergonomia ou teste de usabilidade?
O teste de usabilidade é um trabalho balisado por um estudo e avaliação que requer um tempo hábil para planejamento, execução e análise (de 2 a 3 semanas, dependendo da quantidade de tarefas a serem avaliadas) e fornece compensadores.
Para produtos com aspectos ou conceitos inovadores o mais indicado é o teste de usabilidade.
A inspeção ergonômica fornece uma resposta rápida e precisa (em média 2 semana, dependendo da quantidade de telas), que dependendo da natureza e dos conceitos do produto, pode até suprir testes de usabilidades.
Mas lembre-se, só é possível realizar inspeções ergonômicas ou testes de usabilidade se o seu sistema está pronto ou se você tem um protótipo funcional do sistema, caso contrário, o designer de interfaces é o investimento mais indicado.
Quero melhorar a qualidade do meu sistema, por onde começo?
Investir em inspeções de ergonomia é o melhor passo, porque, fornece uma resposta rápida da percepção que os usuários podem ter e permite que você conheça melhor os benefícios desse tipo de trabalho e como explorar o diferencial que trará ao seu produto.
A Apolineo realiza esse tipo de trabalho.
Baseado na norma ISO 9241:10, são avaliados 197 itens dispostos em 18 categorias e com pesos de acordo com sua criticidade, onde ao final, é gerado um score da qualidade ergonômica:
- BAIXA: a interface precisa ser totalmente reformulada;
- REGULAR: a interface possui muitos problemas críticos, corrija-os;
- BOA: faça uma revisão dos itens mais críticos;
- ÓTIMA: corrigir pontualmente os itens mais críticos (se houver);
Conheça nosso portfólio em http://www.apolineo.com.br/portfolio/.
Até a próxima!
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