segunda-feira, 12 de julho de 2010

Validação, Verificação e Testes de Software

Qualidade não é um diferencial de mercado para as empresas conseguirem vender mais e lucrar mais, hoje, é um pré-requisito que devem conquistar para conseguir colocar seus produtos no mercado global.

Para obter qualidade, devemos, por exemplo, estar em conformidade com requisitos de clientes, antecipar-se e satisfazer os desejos dos clientes, ou ainda, escrever tudo o que se deve fazer e fazer tudo o que foi escrito.

E o que leva a falta de qualidade? A inabilidade de um software em cumprir a especificação de requisitos operacionais de sua responsabilidade, ou a habilidade de produzir efeitos indesejados são chamados de FALHAS (FAIL) e são a manifestação física (ERROR) de um DEFEITO (FAULT – imperfeição ou anomalia existente no código-fonte de um programa), o que a produtos pouco confiaveis, ou seja, de baixa qualidade.

O teste de software é um conjunto de atividades que pode ser planejada antecipadamente e realizada sistematicamente, ou seja, consiste num estudo das fases do software (desde a análise até a entrega do produto). Existem dois tipos de atividade: A verificação, que faz com que o software funcione corretamente de acordo com especificações; e a validação, que se refere ao conjunto de atividades que garantem ao software construído funcionar de maneira razoável de acordo com as exigências do cliente.

A figura abaixo ilustra quando testar, como testar e o que testar:



Esperamos que esse tipo de informação lhe seja útil no momento de avaliar como garantir ou melhorar a qualidade dos software feitos.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário