sexta-feira, 15 de julho de 2011

O que é ergonomia para software?

Bom, vamos começar pelas origens, a palavra ERGONOMIA vem de duas palavras Gregas: "ergon" que significa trabalho e "nomos" que significa leis.

Atualmente, é usada para descrever a ciência de "conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa".

A ergonomia tem discutido e comprovado que os aspectos humanos do trabalho devem ser considerados, e a situação de trabalho deve ser modificada em função do homem, o qual, deve ser considerado como um ser que acumulou experiências, desenvolveu crenças, estruturou valores, a partir dos quais define seus padrões de atitude e comportamentos (Medeiros, 1994).

Alguns dos aspectos considerados pela ergonomia são:

  • Competências: um atributo subjetivo sempre relacionadas as atividades a serem desempenhadas, são conjuntos de conhecimentos, de capacidades de ação e de comportamentos estruturados em função de um objetivo e em uma determinada situação (Gilbert, Parlier,1992 in Boterf, 1995);
  • Saber-fazer: são os conhecimentos procedurais, tal como eles se manifestam na atividade, dquiridos mais pela prática do que pela formação, raramente são verbalizados e dificilmente transmissíveis (Montmollin, 1995);
  • Erro Humano: o erro muitas vezes é determinado por características do operador (habilidades conhecimentos, experiência), somadas as características da tarefa (objetivos, sistema técnico, ambiente, regras de execução), portanto, a ergonomia analisa estas condições externas ao trabalho e consideram aspectos internos do trabalhador capazes de gerar erros;
  • Trabalho Prescrito x Trabalho Real: a ergonomia analisa o conhecimento do trabalho prescrito, das regras fixadas, confrontando com o conhecimento do trabalho realmente desenvolvido de forma a reduzir dificuldades relativas às condições de trabalho ou ao seu melhoramento devido ao fato de considerar apenas o trabalho prescrito e não o trabalho real;

MAS, E NA PRÁTICA?


Alguns exemplos das áreas de atuação da ergonomia no ramo de tecnologia da informação:

  • Na concepção de sistemas computadorizados, de modo a que sejam mais fáceis de utilizar e que haja menor probabilidade de ocorrência de erros durante a sua operação;
  • Na arquitetura da informação, de modo a que a interpretação e uso de guias, símbolos e interface seja mais fácil e sem ocorrência de erros;

Nesse momento você provavelmente deve estar esperando ver exemplos práticos de sucesso, porém, que tal conhecer coisas que não deram tão certo?

Suponha que um amigo seu te diz que a empresa XYZ S/A está procurando um profissional que se enquadra com o seu perfil, então, você vai até o site deles. Conforme você procura alguma coisa para clicar, veja como o rótulo escolhido para o botão para a seção de empregos pode fazer diferença:

< ÓBVIO REQUER RACIOCÍNIO >
Empregos!
Click
Hmm.
[alguns milisegundos pensando]
Empregados.
Click
Humm. Talvez seja a área de empregos, mas parece mais que isso.
Eu clico ou continuo procurando?
Click


Todos os elementos da interface do sistema pode nos obrigar a parar, porém, a falta ou a má condução das atividades de ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO pode nos obrigar a pensar demais.

Imagine que você acabou de ser contratado(a) para trabalhar como caixa de um restaurante super movimentado no centro da cidade. Então, no primeiro dia de trabalho você olha aquela fila de pessoas querendo pagar, informa o produto que o cliente está comprando e...

O que está errado? A quantidade. Porque? Como e aonde eu corrijo o problema?

Sem mencionar o tom agressivo da mensagem expresso pelo “!”, a melhor abordagem é identificar onde está errado e fornecer informações da provável forma de resolver o problema.


Uma boa mensagem de erro pode reduzir o impacto do erro humano, facilitar o aprendizado do sistema e garantir a satisfação do usuário em relação ao produto, para isso, basta o ANALISTA DE SISTEMA formar mensagens concisas.

Que tal um outro belo exemplo de um péssimo design?



Mas nem sempre o design está péssimo a ponto de ter que ser totalmente refeito.

Repare que com algumas mudanças na paleta de cor, alinhamento e letra (tipografia) o design pode ganhar vida nova:





Na concepção de um sistema de computador (windows, móvel, web, etc), a ergonomia é o resultado de um trabalho bem estruturado de DESIGN, ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO e PROGRAMAÇÃO.




Qual sua opinião sobre o assunto?



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3 comentários:

  1. Ótimo conteúdo, parabéns pelo post.

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  2. TODAS as imagens do post estão faltando (broken links)... conteudo essencial!

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  3. Comesei a ler agora sobre o assunto mas foi valido aprendi algumas coisas, muito bom parabéns.Obrigada.

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