quarta-feira, 9 de junho de 2010

Alinhamento Estratégico de TI – Parte 1

A atividade principal da sua empresa é tecnologia? Como ela se organiza para competir no mercado?

Investir em metodologia, arquitetura, gestão, treinamento, etc, são importantes para todas as empresas, porém, dependendo do posicionamento de mercado da sua empresa alguns pontos são mais importantes que outros.

Hoje, vamos discutir sobre empresas que projetam, desenvolvem, implementam sistemas de software específicos (customizados), ou seja, orientadas a clientes.

Por que orientadas a cliente? Porque, os produtos/serviços são sistemas de acordo com especificações do cliente e o fator chave para o sucesso é atender e superar as expectativas do cliente. Com isso, o principal ponto da gestão do projeto é gerenciar as expectativas do cliente e as mudanças nos requisitos do projeto (o principal risco).

Esse tipo de empresa deveria ter como estratégia competitiva a excelência operacional através de um processo de produção otimizado (por exemplo, baseado no CMMI), pois quanto mais otimizado o processo, maior a previsibilidade e produtividade da produção de um produto customizado.

Sua empresa se enquandra nesse perfil?

Na próxima falaremos sobre empresas de serviços.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário