sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pare. Identifique o Problema. Avalie Como Usar a Tecnologia Para Resolver.

A cerca de 8 anos acompanhamos a evolução da plataforma .NET da Microsoft, e em especial, a linguaguem C#. Isso claro, sem falar da UML, da Orientação a Objetos e Padrões de Projeto.

Tivemos oportunidades de colocar em prática muitos dos conceitos para que pudessemos sair de situações comerciais desfavoráveis. Por exemplo, imagine só, você se apresenta como referência na tecnologia, vende uma consultoria de estabilização de um pequeno sistema de B2B, e sem olhar o produto, estima em 1 mês, afinal, um sistema pequeno (22 telas de cadastro, 4 telas de média complexidade e 1 muito complexa) não deve ser tão dificil de estabilizar, certo?

Porém, conforme se passaram os dias, o que se viu foi que o sistema estava tão ruim que, certamente, 1 mês seria pouco. E logo se passaram quase 2 semanas.

Então, resolvemos analisar o sistema e a situação, e olhando o sistema funcionar vimos que todas as telas seguiam um padrão para as operações básicas (inclusão, alteração, pesquisa e exclusão), logo surgiu a luz, vamos implementar um conjunto de classes base que fizesse todo o CRUD, uma tela base que implementasse toda a lógica de utilização dessas classes, e então, alteramos a herança das telas e alteramos apenas para passar os dados específicos de cada item (lembrando que tudo isso foi em 2005 com .Net 1.1).

Levamos pouco mais de 1 dia para desenvolver e estabilizar as classes base, e mais outro dia, para alterar todas as telas. Pronto! O sistema estava estável e ganhamos 4 dias por conta da solução técnica.

E com um pouco de refatoração nesse conjunto de classes, pudemos aproveitá-las em outro projeto, o qual, em apenas 1 mês, fizemos o levantamento, a documentação, o desenvolvimento, a homologação e a implementação de um sistema de controle de ações de marketing com distribuidores (12 telas de cadastro, 2 telas de negócio e 3 relatórios).

A evolução desse trabalho é o lob Framework. Avalie o uso nos seus projetos e pare de investir tempo e dinheiro para criar e testar a infra-estrutura da aplicação.

Versão Trial em http://ww.apolineo.com.br/products.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário